Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O bom filho à casa torna...

Lucas, o nosso filho amado!
Depois de tantos acontecimentos que ocorreram nas últimas semanas, um me chamou a atenção! Antes de ir para o assunto propriamente dito do post, preciso contextualizar o assunto de hoje com um fato que aconteceu na aula de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento do curso de Contábeis da UFAL em que discutíamos sobre a construção do conhecimento ao longo da história da vida humana, e foi-me apresentado um livro/filme que tratava das conexões que permitem a evolução humana no planeta. O nome do livro é "A profecia Celestina" do James Redfield. Depois que li o livro durante o último fim de semana pude entender na prática porque algumas coisas acontecem em nossa vida sem entendermos muito bem o por que de tal acontecimento... claro que cada um, ao final do livro, tira as suas próprias conclusões, não recomendo como uma verdade absoluta mas como uma nova possibilidade de entender algumas coisas que muitas vezes não apresentam uma explicação formal.
Voltando ao tema do texto, meu sobrinho e amado Lucas está em casa novamente...mas não da forma que pensaríamos que ele iria voltar, ou seja, cirurgiado... pois é, ele não precisou passar por uma cirurgia...mas como? se nos foi apresentado que a cirurgia seria a única solução para o caso dele?
Mas vamos voltar um pouco no tempo...
Ele se internou na terça dia 25 de outubro após uma crise mais forte...na quarta, após uma avaliação do seu quadro clínico, a sua neuropediatra juntamente com a neurocirurgiã do Hospital da Restauração recomendaram a cirurgia como urgente e necessária, nos apresentando esse caminho como única alternativa. Assim, aceitamos o diagnóstico médico com resignação e entregamos a vida do Lucas a Deus ... foram momentos de muito medo, muitas dúvidas e muita insegurança quanto ao que viria depois, pois nada nos foi falado sobre sequelas e problemas futuros.
Para nos fortalecer, minha família procurou se apegar em orações colocando nesse círculo de fé e esperança todos os nossos sentimentos... na ocasião, as orações feitas nos aliviaram e abrandaram a nossa alma com a leitura e reflexão do texto "A tempestade acalmada" do Livro de Marcos 4:35-41.

Marcos 4

35 Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.
37 E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.
38 Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?
39 E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.
40 Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?
41 Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Após as orações, ficamos conversando um pouco sobre o por que de tudo isso. Como conhecemos um pouco da doença, sabíamos que esse momento mais crítico chegaria mais cedo ou mais tarde e, naquele momento chegamos à conclusão de que foi bom que esse momento tenha chegado mais cedo, que ele passaria pela cirurgia e que estaria em casa o quanto antes!
Mas, por obra de Deus, ou do destino, ou das coincidências (ou as três coisas em conjunto, conectadas e simultaneamente) a cirurgia, marcada para o dia 31, foi desmarcada por falta de UTI. No momento, saber do adiamento da cirurgia caiu como uma bomba em nossas cabeças e vimos isso apenas como uma coisa negativa e como atraso no seu tratamento. No entanto, no dia seguinte, o chefe da equipe de neurocirurgiões do hospital passou na enfermaria para avaliar os casos de internamento e cirurgia. Quando ele pegou o prontuário de Lucas questionou o diagnóstico com a utilização do procedimento cirúrgico, explicando que a localização do tumor era muito difícil e delicada e que as sequelas estavam diretamente relacionadas à visão e ao sistema motor, ou seja, seria tirado dele as condições que pra ele são extremamente importantes para a sua qualidade de vida... seria justo isso?
O interessante disso tudo é que minha prima Ladjane, que tem um nível de religiosidade e espiritualidade muito forte, no domingo anterior à cirurgia estava participando de um evento da igreja católica e, em suas, orações, ela havia pedido uma interseção por Lucas. A visão que ela teve era de um médico explicando para Léia alguns procedimentos e Lucas chamando por Jesus... ela não sabia que o caso do Lucas estava sendo tratado por mulheres e sua visão bate com a descrição do médico que optou por tratar o caso dele com outra alternativa, deixando a cirurgia como última instância e que já há no mercado um novo medicamento que precisa ser testado no tratamento dele.
Lembro também que na nossa conversa, após as orações, eu havia comentado que as coisas só acontecem por alguma razão e que a gente só entende as coisas depois que elas acontecem... e, nesse caso, cheguei à seguinte compreensão:
Minha irmã Betânia esta semana me fez a seguinte pergunta: 

Por que Lucas ficou internado sem nenhum propósito? por que ele e nós passamos por tudo isso? 
Assim, eu fiz a seguinte reflexão: todo o tratamento do Lucas está sendo feito no Osvaldo Cruz, de modo que em nenhum momento achávamos que poderíamos encontrar respostas em outro lugar, assim, vejo que nada aconteceu por acaso, ele precisava estar ali internado, prestes a fazer uma cirurgia que não aconteceu, para que pudesse estar no lugar certo, na hora certa e descobrir que poderia haver outra alternativa... é aquele velho ditado que diz que "o universo conspira em nosso favor", ou seja, precisaríamos encontrar aquele médico e buscar nele outras respostas e outras possibilidades! E é nisso que acreditamos!

Tem uma ideia que sigo cegamente: tudo é no tempo de Deus, Ele está agindo, mas nunca no nosso tempo, mas no tempo Dele, por isso precisamos esperar e observar os acontecimentos e identificar as oportunidades... as vezes as coisas acontecem e nem percebemos, por isso precisamos ficar atentos e pacientes... claro que precisamos também colaborar, pois a espera, não significa, necessariamente, ficar de braços cruzados.
A leitura do livro reforçou ainda mais esse entendimento que eu tinha sobre a vida, assim, segue o link para quem ficar curioso (a), assim como, a nota do autor sobre a obra:
http://floraisdaamazonia.files.wordpress.com/2010/06/a-profecia-celestina.pdf


Haja meio século, uma nova consciência vem invadindo o mundo humano, um novo conhecimento que só se pode chamar de transcendente, espiritual. Se você se descobre lendo este livro, talvez já sinta o que está acontecendo, já sinta isso dentro de si.
Começa com uma maior percepção de como nossas vidas seguem em frente.
Notamos aqueles acontecimentos casuais que se dão no momento certo, e fazem aparecer os indivíduos certos, e de repente lançam nossas vidas numa nova e importante direção. Talvez mais que quaisquer outras pessoas, em qualquer outra época, intuímos um sentido superior nessas misteriosas ocorrências.
Sabemos que a vida na verdade é um desdobramento espiritual, pessoal e fascinante — um desdobramento que nenhuma ciência, filosofia ou religião esclareceram completamente ainda. E sabemos outra coisa também: que tão logo compreendamos o que se passa, como utilizar esse processo alusivo e maximizar sua ocorrência em nossas vidas, a sociedade humana dará um salto quantitativo para um modo de vida inteiramente novo — um modo que realize o melhor de nossa tradição — e criará uma cultura que sempre foi a meta da história.
A história seguinte é oferecida a essa nova compreensão. Se comover você, se cristalizar alguma coisa que você percebe na vida, passe a outro o que vê — pois acho que nossa consciência do espiritual está se expandindo exatamente dessa forma, não mais pela publicidade e a moda, mas pessoalmente, por um tipo de contágio psicológico positivo entre as pessoas.
Tudo o que qualquer um de nós tem de fazer é suspender as dúvidas e distrações apenas o tempo necessário... e milagrosamente essa realidade pode ser nossa.

Bom filme! Boa leitura! Boas reflexões! Boas conclusões!

3 comentários:

  1. Obg por ter passado no meu blog e pelos parabéns me motiva cada vez mais a continuar seguindo ^^) ... Fico te devendo um leitura do seu texto, prometo que assim que tiver um tempinho será a primeira coisa que vou fazer e comentar a respeito :D ... Desculpe a deselegância em não ler de imediato ... a correria nos obriga a isso hehe

    saudades das aulas :D

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter acompanhado um pouco da história, fiquei muito emocionada com o seu texto.
    Mais uma vez você demonstra toda sua sensibilidade e calor humano. Te admiro muito por isso também!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Querida Andréa, o carinho é mútuo! bjs

    ResponderExcluir